Agosto

2005

A instituição foi criada em agosto de 2005, inicialmente com a denominação de Projeto Atos de Vida, dedicando-se à captação e distribuição de cestas básicas para pessoas desfavorecidas. No mesmo ano e até 2009, dedicou-se à inclusão digital de adolescentes, jovens, adultos e idosos de ambos os gêneros (masculino e feminino), tendo capacitado em seu laboratório de informática cerca de 300 pessoas em informática básica e manutenção de computadores. Nesse período, desenvolveu pesquisa social para instituto de representatividade nacional em estreita articulação com profissionais atuantes na Universidade de Brasília-UnB.

Maio

2009

Em maio de 2009, conscientes da importância da ampliar e focar as atividades da associação na inclusão social, seus sócios resolveram alterar a respectiva denominação para Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais – INAPPES. Dentro desse contexto, em março de 2010 foi criada e implantada a Escolinha de Futebol Social PROBOLA do INAPPES, prioritariamente destinada a crianças e adolescentes da Cidade Estrutural, Brasília – DF, que posteriormente foi expandida para outras localidades.

Junho

2013

Em junho de 2013, a convite da FIFA – Fédération Internationale de Football Association, o INAPPES participou do Fórum Internacional FIFA for Hope, em Belo Horizonte – Minas Gerais, quando teve conhecimento de novas práticas de esporte educacional, especialmente a desenvolvida pela StreetFootballWorld e a existência no Brasil da rede Comunidade de Aprendizagem Futebol para o Desenvolvimento, articulada pela StreetFootballWorld.

Em novembro de 2013, na cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, o INAPPES passa a integrar a referida Comunidade. No mesmo ano, o INAPPES teve aprovada sua candidatura para receber apoio em 2014 do Programa Football for Hope da FIFA, ocasião da Copa do Mundo no Brasil, além de ter sido escolhido para receber apoio adicional destinado à implementação do Projeto Siyakhona de ensino de fotografia e videojornalismo no Distrito Federal, dentro do Programa Football for Hope.

2015

O ano de 2015 trouxe novos desafios. A Escolinha PROBOLA necessita ser aperfeiçoada, o Núcleo de Fotografia e Vídeo estruturado e implantado, assim como o projeto Esporte em 3 Tempos ser amplamente disseminado e ganhar musculatura compatível com a visão e resultados que pode gerar na transformação de crianças e adolescentes. São desafios para todos aqueles que fazem o INAPPES: sócios, dirigentes, voluntários, professores, alunos, ex-alunos e demais parceiros. Contando com o apoio de todos, temos a convicção que os desafios serão enfrentados e os alvos alcançados, principalmente beneficiando com oportunidades crianças e adolescentes que sonham com um futuro melhor, cheio de esperança.